A Universidade Federal do Cariri (UFCA) sedia o 52º Encontro do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior da região Nordeste. O Forporex/NE acontece nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho, no campus de Juazeiro do Norte. Anualmente, o Fórum realiza dois encontros nacionais e dois encontros regionais. O evento tem o objetivo de pensar, organizar e definir as políticas acadêmicas de extensão.

O público-alvo do encontro são os pró-reitores e as pró-reitoras de extensão das universidades públicas da região Nordeste. Cerca de 100 foram convidados. O Fórum pauta-se pelo compromisso das universidades com a transformação social, com a efetiva participação cidadã e com o fortalecimento da democracia. O evento é gratuito.

“Nós temos tanto os encontros nacionais, como também ocorrem os encontros regionais que buscam, dentro das políticas da extensão, compreender e discutir as suas próprias realidades regionais, que podem diferenciar nos seus contextos social, cultural, histórico e político”, explica a Pró-Reitora de Extensão da UFCA, Profª. Fabiana Lazzarin.

UFCA sedia do Forproex 2023

 O 52º Encontro do Forproex acontece na UFCA. A escolha reflete a maturidade e o reconhecimento, pela sociedade e pelas demais universidades, do trabalho extensionista na instituição. “O principal fato de a UFCA ter sido escolhida, é que a UFCA tem se fortalecido ao longo dos anos no debate político dentro desse fórum, com articulação permanente com representações da sociedade civil, setor produtivo, demais poderes constituídos”, pontua Fabiana Lazzarin.

Mesmo sendo uma universidade nova, com 10 anos de existência, os 28 municípios da região já acolheram os projetos, programas e ações de extensão promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UFCA. A pró-reitora destaca que a estrutura da UFCA também foi levada em consideração para a escolha da instituição como sede do evento. “Vários fatores contribuíram. Questões relacionadas ao desenvolvimento da região, que possui uma boa rede hoteleira, estrutura com aeroporto, foram fatores que viabilizaram a escolha da UFCA para sediar o evento”, explica. A nova estrutura de acesso, após a finalização do anel viário na cidade, facilita o deslocamento até o campus, localizado no bairro Cidade Universitária, em Juazeiro do Norte.

Parcerias para o fomento da extensão

No encontro, haverá uma sala pensada para que os convidados possam interagir e desenvolver articulações com instituições que apoiam a pesquisa e com representantes do Ministério da Educação (MEC). “De forma extraordinária, traremos para a mesa de debate, fundações que apoiam a pesquisa, a fim de articular fomento e recursos para a extensão universitária. Além, também, de representação do Ministério da Educação”, destaca Fabiana Lazzarin.

Feira do Empreendedor

A feira ocorrerá durante todos os dias do Encontro, no pátio da UFCA. Estão disponibilizadas 22 vagas para artesãs e artesãos, expositores de livros, roupas, produtos naturais e de comidas.

As inscrições para expositores podem ser feitas até o dia 22 de maio. O formulário de inscrição está acessível na biolink do perfil oficial da Proex/UFCA.

Programação do evento

A programação divide-se em apresentações artísticas, mesa de solenidade, mesas-redondas, visita guiada, passeios, momentos de networking, carta de encerramento e plenária final. A programação completa pode ser acessada em https://doity.com.br/forproexne

Serviço

  • O quê? 52º Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da região Nordeste (Forproex)
  • Quando? 31 de maio, 01 e 02 de junho de 2023
  • Onde? Universidade Federal do Cariri – Campus de Juazeiro do Norte – CE; Avenida Tenente Raimundo Rocha, 1639, Cidade Universitária; Telefone: (88)3221 9200
  • Quem? Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri

Fontes:

Site do evento: https://doity.com.br/forproexne

Instagram: https://www.instagram.com/forproexne/#

Blog da Extensão: http://proex.ufca.edu.br/

Mapa da Extensão: https://www.ufca.edu.br/academico/extensao/mapa-da-extensao

Programação completa: https://doity.com.br/forproexne