A Universidade Federal do Cariri (UFCA) sediou na sexta-feira, 17, a cerimônia de premiação da IV Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). Além dos estudantes medalhistas da Região do Cariri, estiveram presentes a Pró-reitora de Extensão da UFCA, Fabiana Lazzarin, o Coordenador Regional da OBEF, professor Milton Jarbas, e o coordenador do curso de Ciências Contábeis da UFCA, Mário César.

Iniciativa da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a OBEF surgiu a partir do projeto “Educação Financeira para toda a Vida”. A quarta edição, realizada em 2022, contou com cinco níveis, distribuídos em quatro fases, de acordo com os segmentos educacionais. Escolas públicas e particulares de todo o país podem participar, e a UFCA representa o Estado do Ceará no ranking nacional, em conjunto com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Entre as missões da OBEF, está o interesse em contribuir para a melhoria da qualidade da educação financeira no Brasil, como explica o coordenador regional, professor Milton Jarbas: “o objetivo é despertar nos estudantes, essa curiosidade da gestão de dinheiro, entender como funciona, o que são os juros, entender como o dinheiro é importante no contexto de bens e desejos”.

Representando a Reitoria da Universidade, a Pró-reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin,  aproveitou para reforçar a relação da universidade com os estudantes: “hoje, falo aqui, não somente como Pró-reitora, mas também como mãe de aluno olímpico, e entendo esses momentos com uma oportunidade que reflete no ingresso ao ensino superior. Saibam que a universidade pertence a vocês, e estamos à disposição para orientá-los no que for preciso”.

Da região do Cariri, cinco alunos conquistaram medalhas de prata a nível nacional. Já no ranking regional cearense, nove estudantes receberam medalhas do bronze ao ouro. Entre os premiados, o estudante Tadeu Coelho, de 15 anos, falou sobre a experiência: “eu gostei muito, pois teve vários temas legais que eu vejo poucas olimpíadas abordando, foi uma experiência muito boa também de conhecer a universidade”. Cursando o 1º ano do Ensino Médio, Tadeu recebeu a medalha de bronze na etapa estadual e prata na etapa nacional.