Interpessoal 2

A Pró – Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri em parceria com os projetos Núcleo em Gestão de Pessoas – NUGEP e Integra – Da Conquista do Acesso à Construção da Permanência promoveram entre os dias 18 a 29 de Julho o Intercâmbio de Extensão 2016.

O intercâmbio aconteceu no campus da UFCA em Juazeiro do Norte e contou com a participação de estudantes dos Campi de Brejo Santo e Icó. Durante os dez dias, foram ofertados oficinas, minicursos e visitas técnicas, com temáticas voltadas para a formação acadêmica e pessoal, com o intuito de promover a capacitação dos participantes, para que os mesmos possam executar as atividades dos projetos com mais qualidade e melhorem seu desempenho acadêmico.

A estudante do curso de bacharel em História do campi de Icó, Maria Bonfim que participou do intercâmbio pela primeira vez relatou a importância da experiência para sua vida acadêmica e pessoal “ enquanto estudantes, devemos estar buscando novos conhecimento, e o intercâmbio a partir das escolhas das temáticas das oficinas e minicursos, principalmente pelo fato de ser trabalhado questões relacionadas a alta estima, irá me ajudar bastante tanto na minha vida acadêmica como pessoal.” frisou.

Para a professora da UFCA Liana de Andrade Esmeraldo uma das organizadoras do intercâmbio e facilitadora da Oficina “Qualidade de vida” a experiência é uma oportunidade de promover as competências acadêmicas e profissionais dos estudantes “A importância está na possibilidade de aperfeiçoar e ampliar os conhecimentos através de atividades práticas e discussões que promovam o desenvolvimento de algumas competências essenciais para o mundo acadêmico e profissional.” disse.

Intercâmbio de Extensão 2016 foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão através da Coordenadoria de Ações de Extensão. Regido pelo edital 06/2016, selecionou estudantes para participarem de atividades extensionistas desenvolvidas durante duas semanas do período de férias.

Segue a programação das oficias e minicursos do intercâmbio 2016:

18/07- Manhã – Acolhida dos Participantes – Responsáveis Liana de Andrade Esmeraldo Pereira e Joseane Gomes

Tarde – Minicurso “Usando os Recursos Virtuais para o Desenvolvimento Profissional” – Ministrante Jailton Santana Carneiro

19/07 – Manhã – Minicurso “Coaching e Realizações de Metas”– Ministrante Jayne Brazil Xenofonte

Tarde – Minicurso “Relacionamento Interpessoal”– Ministrante Caroline Félix Fiuza

20/07- Manhã – Minicurso “Construção de Carreiras” – Ministrante Larissa Gomes de Freitas

Tarde – Minicurso “Marketing Pessoal”– Ministrante Luisaline Lima de Oliveira

21/07 – Oficina de Oratória – Francisco Pereira da Silva Júnior

Minicurso “Gestão Social” – Mônica Martins e Samara Souza Maciel

25/07 – Tarde – Oficina “Como Organizar o Tempo de Estudo e ter Aproveitamento” – Ministrante: Cícera Aldevania Pereira de Oliveira.
26/07 – Manhã – Oficina “Desenvolvendo a Escrita” – Ministrante: Cícera Maria Mamede Santos
Tarde – Oficina “Autoconhecimento e Desenvolvimento Profissional” – Ministrante: Yane Ferreira Machado
27/07 – Manhã – Oficina de Motivação – Ministrantes: Ana Raquel Alcântara, Camila Pinheiro da Silva e Aldilene Gonçalves Alves.
Tarde – Oficina “Qualidade de Vida”– Ministrante: Liana de Andrade Esmeraldo Pereira
28/07 – Manhã – Visita técnica ao Museu do Gonzagão em Exu-PE
Tarde – Oficina “Educação Financeira Pessoal”– Ministrante: Clarissa Ferreira Barros
29/07- Manhã – Oficina “Desenvolvimento Sustentável”– Ministrante: Jeferson Antunes
Tarde – Retorno para Brejo Santo e Icó.