A Coordenadoria de Ações divulgou os resultados dos projetos e programas de extensão cadastrados que solicitaram a participação de estudantes colaboradores, através da chamada para banco de vagas de colaboradores em ações extensionistas.

São esses os 05 projetos:

O projeto Programa Paidéia Cidade Educadora, tem como coordenadores Luis Celestino de França Júnior e Maria Laís dos Santos Leite . O projeto oferta 05 vagas com carga horária de 192h. Serão 02 vagas especificas para estudantes do curso de jornalismo, 01 especifica para biblioteconomia, 01 para jornalismo, biblioteconomia, administração pública, e 02 para qualquer área.

Atribuições dos colaboradores no projeto:

Colaborador 01- Atuar na atualização no site e das redes sociais do Programa e da Associação;

Colaborador 02- Auxiliar na diagramação do livro e participação das entrevistas;

Colaborador 03 – Auxiliar na produção de um documentário sobre as tradições do Sítio Coité;

Colaborador 04– Atividades a serem desenvolvidas Produção de textos com temáticas de gênero para redes sociais Cobertura de eventos (fotografia, audiovisual, e produção de relatos).  Produção de release e assessoria de imprensa Participação em eventos Participação em grupo de estudos Participação de reuniões quinzenais do Programa Paideia Cidade Educadora Participação em reuniões semanais;

Colaborador 05 – Participação e auxílio na elaboração de grupo de estudos sobre Cinema e Educação, Auxílio na produção dos CINERurais (Organização do espaço, mediação dos debates e escolha dos filmes), Participação em eventos da PROEX e do Programa, Divulgação das ações, Participação e produção de Cineclubes para os membros do programa.

O projeto Inovações sustentáveis a partir de projetos sociais, é coordenado por Marcus Vinicius de Oliveira Brasil. Serão 05 vagas com carga horária de 48h. Para o perfil do discente, busca-se aspectos de liderança, tino para pesquisa, fácil relacionamento, e autonomia. Os estudantes colaboradores ajudarão na organização e promoção de cursos anuais promovidos pelo NERMS. Farão Pesquisa acadêmica, atividades de diagnóstico de comunidades e organizações no tocante a ações de marketing e tecnologias sociais. Acompanharão ações de Educação Ambiental nessas organizações, bem como práticas de responsabilidade socioambiental, podendo propor plano de intervenção, reformulação de projetos sociais e a criação de Planos de Negócios, sendo que essas atividades ocorrerão com auxílio dos professores do NERMS.

A Liga de Saúde Comunitária do Cariri (LISAC), tem Emille Sampaio Cordeiro como coordenadora. O projeto oferta 08 vagas com 100h de carga horária. Para o perfil das vagas, busca-se estudantes com perfil para trabalho interdisciplinar, com ênfase no processo de cuidado e atividades em grupos de jovens e de idosos. O grupo trabalha com a Educação Popular em Saúde, sendo necessário identificação com essa perspectiva de trabalho em saúde. As atribuições dos colaboradores se baseiam em construção de processos participativos em saúde.  Elaboração, execução e avaliação de oficinas em grupos de idosos e grupos de jovens.

O projeto Observando o céu do Cariri: Divulgação científica através da astronomia, tem como coordenador Tharcísyo Sá e Sousa Duarte. É ofertada 01 vaga com carga horária de 96h. Procura-se um estudante de qualquer curso que tenha interesse em astronomia. As atividades do estudante voluntário serão de acompanhamento durante as observações, apresentação de mini-seminários, elaboração e realização de questionários.

O projeto Oficina Formação do Olhar, tem Elane Abreu de Oliveira como coordenadora, e oferece 02 vagas com carga horária de 16h. É preferível estudantes que tenham conhecimentos básicos de fotografia e/ou vídeo. Os bolsistas voluntários terão de prestar Auxílio nas práticas das oficinas; fazer cobertura; registrar depoimentos.

Os estudantes interessados devem entrar em contato diretamente com o coordenador da ação escolhida, pelo e-mail ou número fornecidos logo abaixo. O processo seletivo para a inserção no projeto é feito pelos próprios coordenadores das ações.

Nome da ação de extensão Nome completo do(a) coordenador(a) E-mail do(a) coordenador(a) Telefone do coordenador(a)
Programa Paidéia Cidade Educadora Luis Celestino de França Júnior/ Maria Laís dos Santos Leite luis.celestino@ufca.edu.br; progpaideia.proex@ufca.edu.br (85) 99934-5897/ (88) 99954-0214
Inovações sustentáveis a partir de projetos sociais. Marcus Vinicius de Oliveira Brasil marcus.brasil@ufca.edu.br 32219540
Liga de Saúde Comunitária do Cariri (LISAC) Emille Sampaio Cordeiro Emille.sampaio@ufca.edu.br (88)996641644