A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) lançou nesta terça-feira (25) a última edição da revista EntreAções: diálogos em extensão (link para uma nova página) Com trabalhos escritos em português e espanhol, a publicação traz quatro artigos, três relatos de experiências e uma entrevista exclusiva com Marta Cecília Lucci,  coordenadora da Rede de Editores de Revistas de Extensão Universitária (REDREU), vinculada à Associação de Universidades do Grupo Montevideo, que reúne 35 revistas de extensão universitária de dez países.

A nova edição da revista EntreAções traz contribuições de extensionistas da UFCA, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), do Instituto Federal Sudeste MG – Campus Barbacena e do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Santo Augusto (RS). A publicação também contém um manuscrito internacional, assinado por extensionistas da Universidad Nacional del Litoral, sobre a experiência de economia social e solidária da Feira de Produção Monte Vera, localizada na periferia de Santa Fé, na Argentina.

Um dos destaques da revista é a experiência de realização de atividades socioprodutivas e ações de extensão da UFCA junto aos agricultores do Assentamento 10 de Abril, no município do Crato. Assinado por Selton Sobral, Eduardo Nascimento e Janailton Coutinho, o artigo apresenta como foi a vivência dos extensionistas do PET UFCA/Agronomia na comunidade rural.

Ainda nesta edição, a EntreAções mantém a tradição de valorizar o trabalho autoral de fotógrafos da região do Cariri. A capa da publicação traz uma imagem do “Projeto Infâncias” do fotógrafo Samuel Macedo, um dos novos talentos formados pela Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, localizado no município de Nova Olinda.

Sobre a revista

A revista de extensão da UFCA “EntreAções: diálogos em extensão” é uma publicação da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri de periodicidade semestral e tem por objetivos promover a interação entre a academia e a sociedade por meio de publicações de artigos, relatos de extensão e entrevistas nas mais diversas áreas do conhecimento, oriundos da própria UFCA e de outras Instituições de Ensino Superior dentro e fora do território nacional. As submissões (link para uma nova página) ocorrem em fluxo contínuo (ao longo de todo o ano) e todos os extensionistas (sejam  professores ou estudantes) podem escrever para a publicação.