Em nossos dias, a linguagem, para além de comunicar, interfere no comportamento do outro e cria um fosso entre as classes sociais. É justamente a comunicação que nos diferencia das outras espécies.

Nenhum ser humano é igual. Alguns usam a fala, outros, a língua de sinais para se fazer compreendidos, ultrapassar desafios e superar obstáculos.  É a diversidade humana que nos torna múltiplos. A língua de sinais permite as pessoas surdas a interação com outro, a construção de sua identidade e o exercício da cidadania.

Tendo a Universidade Federal do Cariri (UFCA) valores, como: respeito e valorização da diversidade, compromisso com a responsabilidade social e sustentável, cultivo de um ambiente saudável e valorizar as pessoas; sendo a Pro-reitoria de Extensão (PROEX)  a ponte com a comunidade externa, no ano de 2022, o servidor técnico-administrativo lotado na Secretária de Acessibilidade (SEACE), David Nascimento de Araújo, cadastrou  na PROEX, o “Curso de Libras para  atendimento ao público”, cuja missão era “Apresentar aos colaboradores do Hospital  Maternidade São Vicente de Paulo métodos de comunicação com pacientes surdos”.

Com a colaboração do estudante do Curso de Licenciatura em Letras Libras da UFCA, George Macêdo, foram formadas duas turmas: uma em agosto (2022) e outra em outubro (2022), com 30h de duração cada uma, para que o público-alvo entrasse em contato com: alfabeto manual, cumprimentos, numeral, dias da semana, nomes de doenças e de medicamentos, partes do corpo humano e setores do próprio hospital etc.

Ontem, dia dois de maio, o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, realizou um evento para comemorar os 53 anos da instituição e na sua programação contou com a entrega dos certificados do Curso de Libras para atendimento ao público. Estavam presentes no evento: o proponente David Nascimento de Araújo, a Pró-reitora de Extensão Fabiana Aparecida Lazzarin, a Chefe do Núcleo de Divulgação e Difusão da PROEX, Luciana Bessa Silva, o estudante do Curso de Licenciatura em Letras Libras da UFCA, George Macêdo, o colaborador da SEACE, André Alves de Morais, e a interprete da SEACE, Soraya Almeida Mendes de Oliveira.

Quando perguntado sobre a importância da parceria firmada entre a Secretária de Acessibilidade por meio de um curso vinculado à PROEX e o Hospital, David Araújo enfatizou que se sente feliz por participar desse momento de celebração, 53 anos de uma instituição referência em todo o Estado do Ceará, através de um curso que “possibilitou a troca de conhecimento e laços com os colaboradores e com a direção do hospital”.

“Uma oportunidade valiosa que marcará nosso profissionalismo e a melhoria do atendimento ao surdo”. O servidor enfatiza ainda que o Curso de Libras não teve como objetivo “ajudar a pessoa surda, mas para que ela tenha um serviço hospitalar com equidade”.

A PROEX segue apoiando ações docentes, discentes e técnico-administrativos da UFCA na busca da construção de uma sociedade mais justa, além de compartilhar saberes e caminhos para além de seus muros, visando a interação e a responsabilidade social.