Com a pandemia, o mundo se voltou para uma nova forma de ver as relações e os ambientes virtuais ganharam novo status como espaço de interações profissionais e sociais. A extensão universitária, atividade essencialmente presencial, também precisou se adaptar ao novo contexto, com as atividades tendo que ser realizadas de modo remoto. Pensando nisso, a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) produziu o Guia de Orientação em Audiovisual e Fotografia para Projetos. Embora seja voltado para a produção de conteúdos pelos extensionistas, o Guia traz orientações sobre como produzir fotos e vídeos para a internet, em especial as redes sociais, que podem servir para qualquer pessoa que produza conteúdos na rede.

O Guia também traz dicas que podem auxiliar os estudantes extensionistas na gravação dos vídeos que concorrerão ao Edital n° 05/2021 (link para uma nova página) que trata da terceira edição do Prêmio Você Faz a Extensão, cujas inscrições se encerram nesta quinta-feira (16). Voltada para estudantes que possuam projeto ou programas vigentes em 2021 na Pró-reitoria de Extensão, a premiação é parte do XVII Encontro de Extensão (ENEX) e reconhece trabalhos de extensão universitária desenvolvidos por estudantes da UFCA. Dividido em duas categorias, Melhores Vídeos e Melhores Trabalhos, os vencedores podem ganhar até R$ 2 mil pelo vídeo produzido.

A programadora visual do Núcleo de Apoio à Divulgação e à Difusão da Extensão (NADDE/Proex), Gabriela Catunda, explica que a intenção do guia é apresentar orientações básicas para que produzir conteúdos audiovisuais de qualidade. “É importante termos um cuidado com o material produzido para que as informações sejam repassadas ao público da melhor forma, para que permitir uma melhor compreensão daquilo que se quer divulgar”, destaca.

Com uma linguagem simples e ilustrativa, o Guia traz orientações que vão desde os cuidados que se deve ter com as lentes da câmera até dicas para gravação, preparação e envio de vídeos. O manual também também explica a diferença na gravação de conteúdo para stories ou feed do Instagram, cenário de fundo e preparação prévia do que vai ser falado. Há ainda dicas de boa iluminação, gravação silenciosa e como prevenir a famosa “tremedeira” da câmera, que prejudica a qualidade de muitas fotos e vídeos.