A Universidade Federal do Cariri (UFCA) disponibiliza a partir desta sexta-feira (30) o primeiro número de 2021 da revista “EntreAções: diálogos em extensão”. Nesta edição, a publicação científica produzida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA) apresenta relatos de extensão abordando metodologias, resultados e desafios encontrados pelos extensionistas da UFCA para realizar ações de extensão universitária pelas plataformas digitais. O conteúdo na íntegra pode ser consultado no site da revista (link para uma nova página).

A imagem que ilustra a capa deste número da EntreAções é de autoria de Nívia Uchôa. O registro é resultado de pauta jornalística produzida pela premiada fotógrafa para o Governo do Estado do Ceará sobre os impactos da pandemia para a população do Cariri. Na foto, do dia 23 de abril de 2020, a vendedora Maria Aparecida Alvino dos Santos comercializa frutas e verduras na calçada do Shopping Popular do Crato, uma vez que estava impedida de abrir as portas do seu comércio.

Na imagem cedida por Nívia Uchôa para a revista, o reclame grafitado na parede anuncia: “questão de tempo”. Editada e publicada durante a pandemia,  a nova EntreAções tem este contexto de restrições à realização de atividades presenciais como pano de fundo das discussões. “Será que é possível replicarmos tudo o que fazíamos presencialmente para o ambiente virtual?  Voltaremos ao que era antes, com segurança? O próprio tempo pode ter sido dividido entre o antes e o depois de uma catástrofe? Será realmente que é apenas: uma questão de tempo?”, pontua o editorial da publicação.

Ao todo, este número da EntreAções conta com onze relatos de ações de extensão universitária, produzidos por  43 autoras e autores. A maioria deles traz experiências dos extensionistas do UFCA Itinerante na execução de suas ações durante o período da pandemia. Desde 2020, o programa que realiza atividades de extensão com jovens em escolas da rede pública de ensino de diversos municípios caririenses, passou a ocorrer no formato remoto. Além das experiências vivenciadas por professores, estudantes e servidores técnicos da UFCA, a revista também traz relatos de extensionistas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Nesta edição da revista, “os autores abordam os desafios de promover diálogos em extensão de modo remoto, sem abdicar das diretrizes que são a égide da extensão universitária: compromisso social a partir da dialogicidade entre Universidade e Sociedade”, explica a pró-reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin.

Como publicar na revista?

Publicada semestralmente desde o ano passado, a revista EntreAções:diálogos em extensão é aberta à colaboração de autores de outras instituições de ensino, dentro e fora do território nacional, que promovam atividades de extensão universitária, através das submissões a qualquer momento de forma gratuita. Os trabalhos podem ser apresentados sob três categorias: Artigos, Relatos de Extensão e Entrevistas. Na página da revista (link para uma nova página) é possível consultar outras informações sobre a publicação, incluindo as normas de submissão e o conteúdo na íntegra dos três primeiros números.