O Programa UFCA Itinerante, que realiza atividades de extensão universitária com estudantes da rede pública de ensino, voltou a ser realizado de modo presencial. A primeira edição de 2022 ocorreu na última quarta-feira, 30 de março, no município de Potengi, distante 94 quilômetros de Juazeiro do Norte. Ao longo de todo o dia, extensionistas da Universidade Federal do Cariri participaram de ações educativas com jovens do nono ano da Escola de Ensino Fundamental Antônio de Figueiredo Taveira.

Potengi10

Durante o encontro, bolsistas dos programas de Apoio à Pessoa com Deficiência (Praped), Cariri Consciente e Teia: Advocacy para Bibliotecas Sustentáveis, vinculados à Pro-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA), realizaram apresentações e dinâmicas com os estudantes de Potengi, como o ensino da Língua Brasileira de sinais (libras) e exposições sobre acessibilidade, sustentabilidade e cidadania. “Foi a primeira vez que realizamos as atividades de modo presencial e foi uma experiência muito enriquecedora”, avalia Yuri Mota, bolsista do Praped.

Além das palestras, os alunos também receberam informações sobre os cursos e estrutura da UFCA. Para a diretora da escola, Regina Oliveira, o UFCA Itinerante foi importante para que os estudantes que estão concluindo o ensino fundamental pudessem conhecer um pouco sobre o ensino superior. Segundo ela, “os estudantes do ensino fundamental ainda têm muitas dúvidas sobre como é a universidade e as profissões que irão seguir”.   Criado em 2018, o programa UFCA Itinerante é uma ação de Extensão que tem como principal objetivo descentralizar as atividades promovidas pela UFCA do eixo Crato-Juazeiro do Norte-Barbalha (Crajubar), abrangendo os 29 municípios da região do planejamento do Cariri cearense. A próxima edição irá ocorrer dia 13 de abril no município de Milagres.