Nesta quarta-feira, dia 13, acontece o III Café com Gênero. O evento é uma iniciativa das Revista Bárbaras, produzida por estudantes do curso Jornalismo e projeto de extensão da UFCA, em parceria com a revista Paraíba, vinculada à Pró-reitoria de Cultura.

O encontro acontecerá na sala 3, bloco K, do Campus da UFCA a partir das 15h e terá como debate central a Lei Federal nº 9.263/96, que trata sobre o planejamento familiar e a esterilização voluntária.

Buscando fomentar a discussão foi convidada a estudante de Direito da Universidade Regional do Cariri, Maria Clara Rocha, pesquisadora sobre o tema há três anos na graduação.

Café com Gênero

“O objetivo do Café com Gênero é trazer temas pautados na revista para um formato de discussão mais dinâmica, como forma de atingir públicos que ainda não conhecem a Bárbaras e também inserir mulheres de outras áreas nessa rede feminina que o projeto vem criando”, explica a bolsista da Bárbaras e estudante do sexto período de Jornalismo, Laura Brasil.

O evento é gratuito, sem a necessidade de inscrições prévias, no entanto, as organizadoras pedem a contribuição dos participantes com um item de higiene pessoal feminina, os quais serão distribuídos posteriormente. Ressaltou.

Revista Bárbaras

A Bárbaras é uma revista experimental impressa, que tem como objetivo contar histórias de luta de mulheres do Cariri cearense. O título do projeto vem da palavra “barbárie”, termo utilizado na Idade Média para se referir a pessoas “estrangeiras” ou “estranhas” a determinada civilização. Além disso, o nome remete à figura de Bárbara de Alencar, mulher que liderou uma revolução na vila republicana de Crato-CE e foi a primeira presa política do Brasil.

A produção é estruturada a partir de uma mini redação, com participação de estudantes – majoritariamente mulheres – do curso de Jornalismo da UFCA, sob tutoria do professor José Anderson Freire Sandes, com apoio dos técnicos do Laboratório de Práticas de Jornalismo, Hanna Menezes e Paulo Anaximandro. A revista também conta com colaborações em textos, ilustrações e fotografias de mulheres da comunidade externa, que se interessam pelas temáticas pautadas.

Saiba mais.

Leia online