“A extensão é o coração da universidade”, a fala do pró-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, professor Paulo Henrique Aragão Catunda, proferida durante uma palestra da campanha Seja Extensão, reflete a importância da extensão para a universidade.

Pensando nisso a Proex da Universidade Federal do Cariri busca, promover a interação entre a universidade e os demais setores da sociedade buscando um impacto positivo, na formação dos estudantes e na transformação social.

Na Universidade, os extensionistas são os responsáveis por desenvolver as atividades de extensão que podem ser propostas por docentes, técnicos administrativos de nível superior e estudantes da UFCA, tanto de forma individual quanto coletiva.

As ações de extensão chegam à comunidade através de eventos, palestras, oficinas em diversos locais como escolas, praças e hospitais. Um dos compromissos da UFCA e da Proex é tornar a universidade conhecida em toda a região do Cariri, neste ano, apenas com a iniciativa itinerante, 9 municípios foram diretamente beneficiados pelas ações.

“O caminho para a universidade está na extensão”

A frase do sociólogo português prof. Boaventura de Sousa Santos, norteia o que a pró-reitoria acredita e busca realizar através do trabalho em conjunto com os extensionista e a comunidade, procurando cada vez mais impactar e transformar aqueles que passam pela experiência da extensão. Confira alguns depoimentos de quem foi extensão em 2019:

WhatsApp Image 2019-12-09 at 11.52.24

Fernanda Bastos, aluna do 8º semestre de Administração e bolsista do UFCão, falou sobre sua experiência, “a extensão permite o contato direto com a comunidade que é muito importante para o conhecimento de que universidade não é só sala de aula, a gente pode ir para fora e levar muita coisa legal, sair do Crajubar também é muito importante, pois muita gente ainda não conhece a UFCA, e quanto mais pessoas a gente atingir mais a informação se multiplica e o conhecimento se propaga, as ações de extensão trazem conhecimento que é científico e comprovado para as pessoas multiplicarem”.

WhatsApp Image 2019-12-09 at 11.52.22

Ana Lívia, aluna do curso de Engenharia Civil é uma das extensionistas do projeto Escritório Habitar. Para ela “a extensão é muito importante, porque oferece aos alunos uma visão diferente da sua profissão. Com a extensão conseguimos enxergar como nossa profissão pode ser utilizada para ajudar a comunidade a se desenvolver. Minha experiência como extensionista foi e tem sido muito engrandecedora para mim, tanto como pessoa quanto como profissional”.

WhatsApp Image 2019-12-09 at 11.52.27(1)

WhatsApp Image 2019-12-09 at 11.52.26

Rawell Costa, estudante de Engenharia Agronômica, e bolsista do projeto Sementes do Amanhã. Para ele a extensão universitária “é uma experiência única, a gente percebe que todo estudo, toda pesquisa pode ser aplicada através da extensão à prática, levar o conhecimento acadêmico da sala de aula para a comunidade é muito gratificante”

WhatsApp Image 2019-12-09 at 11.52.23(1)

Arinelson Silva, estudante do 2º semestre de Medicina e bolsista do Projeto Álcool: informar para conscientizar e prevenir, segundo ele “a extensão universitária me proporcionou ultrapassar os limites físicos da universidade, levando um pouco do conhecimento acadêmico à comunidade, o qual pode influenciar significativamente a vida dessas pessoas e agir como instrumento de mudança social para melhoria na sua qualidade de vida”.

WhatsApp Image 2019-12-09 at 11.52.25

WhatsApp Image 2019-12-09 at 11.56.15

Sara Roberta, estudante do curso de Biblioteconomia e bolsista do Programa de Educação Tutorial, falou sobre a sua vivência na extensão, para ela “a experiência tem sido ótima, levar para fora do ambiente acadêmico atividades que a gente desenvolve dentro da instituição, Isso beneficia as crianças por estar justamente treinando e preparando elas, incentivando a leitura e fazendo elas se envolverem mais em trabalhos em grupo, trabalhando a interação”.

WhatsApp Image 2019-12-09 at 11.52.27

Vanessa Coelho Vieira, aluna do 4º semestre de Engenharia Civil, e voluntária do programa Escritório Habitar, para ela a extensão “é um aspecto que me impulsiona sempre a me envolver em outras atividades que entrem em contato com a comunidade interna e externa a UFCA”.

WhatsApp Image 2019-12-09 at 11.52.23

Pró-reitoria de Extensão – UFCA