Aurora é a oitava e penúltima cidade a receber a ação de pequeno porte esse ano. Na EEEP Leopoldina Gonçalves Quezado, as atividades aconteceram no último dia 12 de setembro. A instituição recebeu uma equipe de 15 pessoas da UFCA.

Foram desenvolvidas três palestras e uma oficina durante os turnos da manhã e tarde para cerca de 220 alunos. Os extensionistas, e estudantes do curso de Engenharia Civil desenvolveram o curso Confecção de Tijolos Ecológicos com Resíduos de Pedra Cariri. O projeto B de Boa: Comunicação do Bem, desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo trouxe um pouco da ação Triângulo de Vista, portal que busca trazer notícias positivas sobre o Bairro Triângulo em Juazeiro do Norte.

“Achei muito interessante a pesquisa sobre os tijolos feitos com resíduos da Pedra Cariri, pelo fato de termos em nossa instituição o curso da área de desenho da construção civil, mas me identifiquei mais ainda com o curso de Jornalismo.” Disse a estudante do curso técnico em administração, Ana Carolina Izidorio, elogiando a iniciativa da UFCA Itinerante. O fato do programa levar conhecimento para outras pessoas, escolas e seu município, tirar dúvidas sobre o ensino superior, com estudantes da universidade, leva a almejar o ensino superior e se ver um dia como estudante universitária.

Ana Carolina - Estudante do Curso Técnico em Administração

Ana Carolina – Estudante do Curso Técnico em Administração

O projeto Horta Orgânica participou pela sétima vez da ação UFCA Itinerante. Weverton Frankly, estudante de engenharia de materiais, ressaltou o sentimento de gratidão pelas participações no projeto. “É de tamanha importância participar de mais uma UFCA Itinerante e saber que podemos contribuir com nossos conhecimentos para sociedade e poder crescer profissionalmente.”

Já o projeto Educação Ambiental nas Escolas que desenvolve palestras e oficinas em várias escolas do Cariri participou pela primeira vez da UFCA Itinerante debateu um pouco sobre a temática para a escola.

O coordenador do projeto, Sebastião Cavalcante, professor do curso de agronomia da UFCA, frisou o grande benefício da saída das ações de extensão do eixo CRAJUBAR, tendo em vista a necessidade de fomentar aos universitários o contato com a sociedade como uma forma de aprendizado, experiência, assim como propiciar aos estudantes de ensino médio o auxílio nas escolhas para o futuro.

Veja as fotos

IMG_20180703_152928126