O projeto de extensão Cursos de Capacitação para Produção de Tijolos de Solo-Cimento com Adição de Resíduos foi desenvolvido ao longo do ano de 2022, junto aos moradores e moradoras do distrito de Inhumas e a estudantes da escola Adrião do Vale Nuvens, em Santana do Cariri. O projeto foi coordenado pela Profª Ana Patrícia Nunes Bandeira, vinculada ao Laboratório de Mecânica dos Solos, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O projeto teve o apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Cariri e da 1ª Igreja Batista de Santana do Cariri. Parcerias com instituições do governo e da sociedade civil são importantes para a consolidação dos objetivos da Extensão Universitária, como a partilha de conhecimentos culturais e científicos com a sociedade.

O projeto consistiu na realização de cursos de capacitação de mão de obra para produção de tijolos de solo-cimento, com adição de resíduos, que foram oferecidos nos municípios de Juazeiro do Norte e Santana do Cariri. Cada curso teve duração de 08 horas, com turmas de, no máximo, 20 participantes. Na aula prática, os participantes puderam produzir os tijolos.

O projeto beneficiou moradores do distrito de Inhumas, em Santana do Cariri. Também foi realizado um curso na escola Adrião do Vale Nuvens, no centro daquela cidade. De acordo com a professora Ana Patrícia, a intenção foi subsidiar ideias para a instalação de cooperativas, para que as pessoas pudessem produzir seus próprios tijolos.