Conceito de Extensão                       Câmara de Extensão

 

A Pró-Reitoria de Extensão da UFCA promove a interação entre a universidade e demais setores da sociedade que resulte num impacto positivo, na formação dos estudantes e na transformação social. O trabalho tem como foco principal o processo educativo, cultural, científico e político numa relação dialógica com ensino, pesquisa, extensão e cultura.

A PROEX/UFCA atualmente está organizada administrativamente do seguinte modo:

Pró-Reitora de Extensão: Profª. Fabiana Aparecida Lazzarin (proex@ufca.edu.br)

Pró-Reitora Adjunta e Coordenadora de Gestão das Ações:  Angélica Almeida de Sousa (acoes.proex@ufca.edu.br)

Carta de serviços da Proex

Núcleo Gestor

O Núcleo Gestor (NG) está diretamente ligado a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e é responsável por planejar e assessorar as atividades administrativas da PROEX. É sua função receber as demandas dos coordenadores dos projetos e redirecioná-las à equipe PROEX, auxiliar na execução financeira de recursos recebidos por projetos e programas de extensão aprovados em edital PROEXT/MEC e operacionalizar financeiramente as bolsas e recursos destinados à passagem diária.

 

Chefe de Núcleo: George Soares de Oliveira

Contato: ng.proex@ufca.edu.br

Telefone: (88) 3221-9291

 

Secretária Executiva: Luciana Bessa Silva

Contato: sac.proex@ufca.edu.br

Telefone: (88) 3221-9286.

 

Assessoria de Apoio ao Tratamento e a Organização de Documentação

Tem como função auxiliar administrativamente a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), otimizando os processos e atividades do setor. Colabora com o Núcleo Gestor no tocante aos processos, protocolos, solicitações e memorandos que chegam à PROEX.

Assessora de Apoio ao Tratamento e a Organização da Documentação: Luciana Bessa Silva

Contato: luciana.bessa@ufca.edu.br

Telefone: (88) 3221-9286

 

Núcleo de Apoio à Divulgação e à Difusão da Extensão

O Núcleo de Apoio à Divulgação e à Difusão da Extensão é responsável pela manutenção dos canais e ferramentas de comunicação da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), promovendo a difusão das ações de extensão, acompanhando e os dados da extensão produzidos pela PROEX, aprimorando o site e redes sociais da PROEX e desenvolvendo materiais informativos sobre as ações da PROEX para a comunidade interna e externa.

Chefe de Núcleo: Emanoella Callou Belem

Contato: divulgacao.proex@ufca.edu.br

Telefone: (88) 3221-9292

 

Coordenadoria de Políticas Extensionistas

A Coordenadoria de Políticas Extensionistas tem como objetivo se articular com as demais Pró-Reitorias numa visão unificadora entre ensino, pesquisa e cultura. É responsável pela regulamentação, revisão e monitoramento da política de extensão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a fim de garantir que a extensão Universitária seja valorizada. É composta por duas divisões:

  • Divisão de Articulação da Extensão: É o setor responsável pela relação da extensão com o ensino, pesquisa e a cultura, buscando um diálogo com a Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-Reitoria de Pesquisa a fim de curricularizar a extensão nos cursos de graduação da UFCA, além de fortalecer a relação da extensão junto a pesquisa, unindo as ciências junto à responsabilidade social exercida pela Universidade, além de produzir a revista científica da PROEX.
  • Divisão de Regulamentação, Acompanhamento e Avaliação da Política de Extensão: É responsável por garantir que a extensão universitária seja valorizada no planejamento e orçamento anual da UFCA, analisando a política de extensão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Coordenadora: Francilda Alcântara Mendes

Contato: cpex.proex@ufca.edu.br

Telefone: (88) 3221-9286

 

Coordenadoria de Gestão das Ações

A Coordenadoria de Gestão das Ações de Extensão foi criada em substituição à antiga Coordenadoria de Ações de Extensão, e tem como função admitir, selecionar, registrar, monitorar e certificar as ações de extensão, além da gestão do módulo da extensão no SIGAA. É composta por três divisões:

  • Divisão de Admissibilidade e Seleção: É responsável pela elaboração e revisão de editais, documentos e formulários relacionados à gestão das ações; bem como pela admissibilidade de ações de extensão propostas a PROEX.
  • Divisão de Registro e Certificação: Setor responsável pelo registro das ações e seus membros junto ao sistema de informação e, por emitir a declarações e certificados das ações.
  • Divisão de Monitoramento e Sistema de Informações: O setor é responsável por monitorar as ações de extensão, através dos relatórios mensais dos estudantes, parciais e finais das ações, além de gerir o módulo de extensão no SIGAA.

Coordenadora: Angélica Almeida de Sousa

Contato: acoes.proex@ufca.edu.br

Telefone: (88) 3221-9285

 

Coordenadoria de Integração e Fomento das Ações

A Coordenadoria de Integração e Fomento das Ações foi criada a partir da união da Coordenadoria de Integração e da Coordenadoria de Fomento, com o objetivo de integrar as ações de extensão a um diálogo interdisciplinar e transdisciplinar com ONGs, associações, institutos, escolas, entre outros; bem como na promoção de intercâmbios de extensão e de eventos. É composta pelo Núcleo de Programas Institucionais de Extensão e pela Divisão de Fomento.

  • Núcleo de Programas Institucionais de Extensão (PIEs): Concretiza os Programas Institucionais de Extensão (PIEs) por meio de cinco assessorias que são responsáveis pelas ações de extensão e gerenciadas em conjunto pela chefia do núcleo. Cada assessoria é responsável por uma das seguintes linhas temáticas:

Agroecologia, Sustentabilidade e Tecnologia Socioambiental;

Ciência, Educação e Interdisciplinaridade;

Educação e Ações Afirmativas;

Saúde e Qualidade de Vida;

Trabalho, Desenvolvimento e Economia Solidária.

Cabe ao setor gerenciar o processo seletivo de admissão, registro, monitoramento e certificação das modalidades de bolsas a ela vinculadas, bem como promover a integração entre as ações dos programas e projetos de diferentes linhas temáticas dos PIEs, e ainda integrar a extensão universitária junta a escolas, ONGs, institutos, entre outros.

 

Telefone: (88) 3221-9285.

  • Divisão de Fomento: Tem como função estimular as ações de extensão por meio do acompanhamento e encaminhamento das demandas dos programas e projetos cadastrados; mapeamento e divulgação de editais de fomento; e realização de eventos da PROEX.

 

Coordenador de Integração e Fomento das Ações: Noelia Souza dos Santos

Contato: cifa.proex@ufca.edu.br

Telefone: (88) 3221-9287