Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Você Faz a Extensão, que este ano vai reconhecer trabalhos de extensão universitária desenvolvidos por estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) com premiação que varia de R$ 500 a R$ 2 mil. O Edital n° 05/2021 (link para uma nova página) com todas as informações sobre a premiação cultural e científica foi lançado nesta terça-feira (24) pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA). Dividido em duas categorias (Melhores Vídeos e Melhores Trabalhos apresentados no XVII Encontro de Extensão), o prêmio recebe inscrições até o dia 16 de setembro. Outras informações podem ser consultadas no site oficial do ENEX 2021 (link para uma nova página).

Voltado para estudantes extensionistas, bolsistas e voluntários, vinculados em projetos/programas registrados na Proex/UFCA em 2020 e 2021 cujas atividades estejam no período de vigência, o Prêmio Você Faz a Extensão tem como tema “Por um 2030 Sustentável”. O tema escolhido para a edição deste ano estabelece  relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A realização de ações de extensão universitária que dialoguem com esses objetivos tem sido incentivada pela UFCA como forma de contribuir para o desenvolvimento regional sustentável.

Este ano, o Prêmio Você Faz a Extensão está divido em duas categorias. Para a categoria Melhores Vídeos será disponibilizado um valor total de R$ 8.250,00 (oito mil duzentos e cinquenta reais). Ao todo, nesta categoria, serão premiados 10 (dez) estudantes extensionistas com maior pontuação no processo seletivo, que inclui homologação da inscrição, avaliação técnica e do público e apresentação oral do extensionista. Os prêmios variam entre R$ 500 E R$ 2.000 a depender da colocação.

A segunda categoria vai contemplar os melhores trabalhos apresentados no XVII Encontro de Extensão , cujo Edital n° 06/2021/PROEX (link para uma nova página) também foi lançado nesta terça-feira (24). Concorrerá ao “Prêmio Você faz a extensão – Melhores trabalhos” o estudante que seja autor principal de trabalho inscrito no XVII ENEX. O prêmio será dado apenas ao estudante autor principal do trabalho, não se estendendo aos demais coautores e coordenadores/tutores do projeto/programa. Para esta categoria será disponibilizado um valor total de R$ 17.600,00 (dezessete mil e seiscentos reais). A premiação total será dividida entre os três melhores trabalhos de cada uma das oito áreas temáticas da Extensão, conforme consta em edital, com prêmios de R$ 1.000, R$ 700 e R$ 500, respectivamente para primeiro, segundo e terceiro lugar de cada área temática. Cada estudante só poderá concorrer em uma das categorias. O resultado final de ambas as categorias ficará disponível no dia 22 de outubro.

Oficinas preparatórias

Como forma de orientar os estudantes interessados em participar do Prêmio, a Proex vai realizar oficinas para os extensionistas. A primeira delas, de Produção e Edição de Vídeo, está com inscrições abertas (link para uma nova página) e ocorre nesta sexta-feira (27), ministrada pelo professor Eduardo Matos, coordenador e professor do curso técnico em Áudio e Vídeo da EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau. Em setembro, será a vez da oficina de Oratória, voltada para a elaboração de roteiros de apresentação, ministrada chefe do Núcleo de Apoio á Divulgação e à Difusão da Extensão, o jornalista e professor Edwin Carvalho.

Núcleo de Apoio à Divulgação e Difusão da Extensão (Nadde)

Pró-reitoria de Extensão

divulgação.proex@ufca.edu.br