Nos dias 13 e 14 do mês de agosto ocorreu o I Encontro Pedagógico da UFCA, uma parceria entre as Pró-Reitorais de Graduação e de Extensão. No dia 13, o tema central foi Tecnologias Digitais e as Metodologias de Aprendizagem Ativas tratado em palestra com o Professor Helber Rangel Formiga da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

No segundo dia de evento, (14), o tema abordado foi as “Experiências da Integralização da Extensão na UFRJ”. A professora Ana Inês Sousa, mestra em Saúde Pública, doutora em Ciências e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esteve expondo pontos desse processo que tiveram êxito em sua instituição, assim como refletindo sobre possibilidades para a UFCA e retirando dúvidas de docentes e servidores dos vários campis da UFCA distribuídos na região do Cariri.

A integralização da Extensão é um processo atribuído pelo Plano Nacional de Educação para todas as Universidades Federais, desde 2001 e com prazo de execução até 2024. “Acredito que temos que fazer assim mesmo, não só nessa área como em todas as demais, compartilhar tudo, porque somos do mesmo sistema de ensino federal de educação, nosso papel é esse, o que a gente produz, oque a gente gera de conhecimento, compartilhar com a sociedade e também com as outras universidades que são nossas parceiras” reiterou a professora Ana Inês.

Capacitação na PROEX e DTI

Além das experiências compartilhadas com os docentes da UFCA, a professora Ana Inês Sousa esteve reunida, em dois momentos, com os servidores da Pró-Reitora de Extensão e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI) que estão envolvidos nesse processo de integralização.

No dia (13), ela apresentou o sistema da UFRJ, as modalidades da creditação da extensão naquela instituição e tirou dúvidas sobre contagem de carga horária da extensão nos currículos dos estudantes.

Já no segundo momento, no dia 14, a DTI também esteve presente, e foram discutidas as adaptações necessárias ao SIGAA e ao módulo extensão.

A Professora Ana Inês, é uma das pioneiras no estudo e implementação da extensão nos currículos dos cursos de graduação no Brasil, disse Francilda Alcântara, Coordenadora da CPPEX, a servidora ressaltou ainda que “neste sentido, a PROEX, em especial os servidores da Coordenadoria de Políticas Extensionistas e da Coordenadoria de Gestão das Ações tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, compreender o processo de creditação da UFRJ e conhecer o sistema (SIGAA) da instituição.”

Professora em treinamento

Professora Ana Inês, no centro, conversando com servidores.

I Encontro Pedagógico

Foto: Reprodução Flickr UFCA

Para o Professor Rodolfo, Pró-Reitor Adjunto da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), esse evento só tem a evoluir, levando em consideração que esse foi o primeiro, segundo o professor a pretensão é que esse encontro de fato fique no calendário acadêmico da instituição.

A intenção é cada vez mais tentar trazer as melhores práticas reflexivas e pedagógicas, pensando sempre nas ciências e tecnologias, assim como fortalecer cada vez mais os eixos de ensino, pesquisa, cultura e extensão, sempre focado no aluno que é o principal ponto de nossa instituição. Ressaltou o professor.

Veja mais:

Processo de integralização da extensão em debate

Veja o resultado da eleição do Comitê da Integralização da Extensão

Integralização da Extensão inicia cronograma de atividades