Mais de duzentos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gonzaga de Alcântara foram beneficiados pela quinta edição da UFCA Itinerante de pequeno porte. Dos 255 alunos matriculados, 215 participaram das ações de extensão na cidade de Tarrafas, município localizado a cerca de 131 km de Juazeiro do Norte, no dia 13 de junho.

IMG_20180703_152928126

As atividades ocorreram nos períodos da manhã e tarde, no primeiro momento os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas pelo projeto Horta Orgânica na UFCA. No período da tarde os estudantes aprenderam através da ação do projeto Estilo de Vida Saudável nas Escolas sobre a relevância de manter uma  alimentação saudável e equilibrada e logo em seguida os alunos conheceram a importância dos tributos com o projeto Cariri Consciente: o conhecimento transforma o cidadão.

O diretor da escola, Valdeir Arraes, falou sobre a importância de parcerias entre as escolas e a universidade. “Para a gente enquanto escola é um momento ímpar, pois moramos a uma certa distância dos centros universitários e por isso temos dificuldades de ir até eles, e essa parceria com a UFCA Itinerante, com certeza incentivou os alunos a ter um interesse maior em relação à universidade”.

“Projetos como esses nos inspiram a querer mais e também a ver que os estudos não terminam no ensino médio” declarou Aline Moraes, estudante do primeiro ano do ensino médio, “ter esse contato com o ensino superior, nos ajuda a entender o que é realmente a universidade e as atividades que são desenvolvidas, nos mostrando que o conhecimento não está só na sala de aula”.

A ação atende aos seguintes objetivos do Plano de Desenvolvimento Estratégico Institucional da UFCA: contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e a dinâmica cultural; intensificar e integrar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura e integrar a universidade com a comunidade e promover a interiorização.

O aluno extensionista e bolsista do projeto Horta Orgânica na UFCA, Weverton Araújo, falou sobre a sua experiência nas edições de pequeno porte “É oportunidade muito gratificante pois sendo estudante, sair da sala de aula e compartilhar os conhecimentos adquiridos na ação de extensão que participo para outros estudantes que em breve também estarão no ensino superior é uma das melhores vivências que estou tendo na graduação”.

A próxima edição da pequeno porte será realizada dia 26 de junho, no município de Mauriti.