No último dia 12, terça-feira, três extensionistas, e dois coordenadores, do projeto B de Boa estiveram ministrando a oficina “Comunicação do Bem” para estudantes do ensino médio no Colégio Nossa Senhora de Fátima, Barbalha.

Cerca de 50 alunos, do primeiro ano do ensino médio, ouviram sobre a importância da produção de notícias positivas, de qualidade, pautadas pela ética, legislação e pelo respeito aos direitos humanos, assim como os perigos e desrespeitos provenientes de uma comunicação sem uma visão humanística.

Segundo o professor Diogenes Luna, coordenador do projeto, esse trabalho foi um ótima experiência, levando em consideração que é uma atividade recém-inserida no programa, os estudantes tiveram uma ótima receptividade e atenção quanto as informações.

A intenção é que ela se torne uma ação ativa no ano de 2020, inclusive a pretensão é que seja implementada na EEF Zila Belém no bairro Triângulo, onde, hoje, é o foco das atividades programa. Explicou o professor.

O evento fez parte de um calendário de atividades realizadas pelo colégio, que busca auxiliar os estudantes do ensino médio na formação cidadã e quanto ao futuro vocacional e profissional, a ação do programa estará novamente na próxima terça-feira, dia 19, com outra turma da instituição.

Ações do programa

O objetivo principal do programa de extensão é a produção de notícias. Visa por meio da educação para as mídias, promover o protagonismo da comunidade na produção de notícias.

B de Boa propõe-se a ser um programa de extensão focado em três principais ações: produção de notícias positivas, educação para as mídias (literacia midiática) e construção de uma agenda positiva acerca do bairro onde as ações acontecem, dando ao bairro visibilidade midiática a partir de pautas propostas pela comunidade e de notícias produzidas pelo público assistido e pelos(as) estudantes do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri.

60894726_2732967536718720_6422491127168892928_n (1)

A agência de notícias Triangulo de vista, é a principal ferramenta do programa, por meio dela os extensionistas desenvolvem pautas positivas sobre Bairro Triângulo, acompanhado das oficinas e a capacitação das pessoas, busca produzir e incentivar comunicadores populares,  para que ganhem o protagonismo na produção de conteúdos “a ideia é que a gente capacite e que eles levem adiante a agência de notícias.” Disse o professor Diogenes Luna.

Fanpage/triangulodevista

@triangulodevista