A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) lança nesta quarta-feira, 31, o terceiro volume da “Revista EntreAções: diálogos em extensão” (link para nova página). O primeiro número de 2022 tem um enfoque na relação da extensão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e reflete sobre o papel da extensão universitária na contribuição dos ODS no Brasil. 

Este número conta com publicações de universidades como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Ceará (UFC), e o Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Entre as publicações estão 05 (cinco) artigos, 04 (quatro) relatos e 01 (uma) entrevista com a professora e pesquisadora do Chile, Gabriela Alejandra Azócar de la Cruz. 

A estudiosa apresenta um cenário em que a extensão universitária ocupa os espaços de diálogos, formação e intercâmbio em que o conhecimento científico é construído nos espaços de participação social. A revista também conta com trabalhos de extensionistas da UFCA, que procuraram identificar os ODS que foram contemplados nas práticas pedagógicas da universidade. 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas e objetivos globais estipuladas pela Assembleia geral das nações unidas que abrangem questões de desenvolvimento social e econômico.

A revista de extensão da UFCA “EntreAções: diálogos em extensão” é uma publicação da Proex/UFCA com lançamentos semestrais. O periódico tem por objetivos promover a interação entre a academia e a sociedade por meio de publicações de artigos, relatos de extensão e entrevistas nas mais diversas áreas do conhecimento, oriundos da própria UFCA e de outras Instituições de Ensino Superior dentro e fora do território nacional.