Com o tema “Universidade e Extensão em tempos de pandemia e pós-pandemia”, o XVI Encontro de Extensão (Enex 2020) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) encerrou-se na tarde desta sexta-feira (13), com o resultado da premiação dedicada ao centenário de Paulo Freire- Você Faz a Extensão.

Realizado de forma remota, com palestras, mesas redondas, fóruns, apresentação de trabalhos e plenária, abertas aos estudantes e docentes extensionistas da UFCA e de outras instituições de Ensino Superior, o Enex fomentou o debate do contexto epidemiológico da Covid-19 na Extensão Universitária. O evento contou a participação de 344 inscritos.

“Esse evento, acima de tudo, mostra que a Extensão Universitária ainda vive” afirma a Vice-Reitora da UFCA, Laura Hévila, ela destaca ainda a importância da universidade pública durante o cenário pandêmico, “muitos estudantes estavam no campo cumprindo esse importante papel da universidade que é colocar o conhecimento a serviço dos problemas da sociedade e trazer para o universo acadêmico novas perguntas para os pesquisadores e equipes dos projetos de extensão, então mesmo com o isolamento social tiveram que desenvolver formas de continuarem o vínculo com as instituições e comunidades que atendiam”.

O evento teve início na tarde da última quarta-feira (11), com a apresentação do Coral  da instituição, através do Auditório Virtual da UFCA, no Youtube. A Mesa de abertura contou com um momento presidido pela Pró-reitoria de Extensão da UFCA Fabiana Lazzarin, a Vice-Reitora Laura Hévila Inocêncio Leite e pelo Coordenador Geral do XVI Encontro de Extensão, Prof. Hugo Azevedo Rangel de Morais.  

Na ocasião, a Pró Reitora de Extensão da UFCA, Fabiana Lazzarin, destacou a importância da Extensão no cenário atual, diante de um contexto de vulnerabilidade, cheio de desigualdades políticas, econômicas e  sociais, “o XVI Enex traz não só apenas uma provocação mas também uma manifestação solidificando e assegurando a importância do papel da Universidade pública e da Extensão Universitária nesse tempo dos quais nós passamos e como nós vamos sair dessa crise em uma pós-pandemia”.      

O primeiro dia do evento foi marcado pela participação das convidadas Adriana dos Santos Marmori Lima, Presidente o Fórum de Pró-Reitores de Extensão e Olgamir Amancia Ferreira, Vice-presidente do Fórum de Pró-Reitorias de Extensão (FORPROEX) e Coordenadora do Colégio de Pró-Reitores de Extensão (COEX/Andifes, discutindo a politização do contexto epidemiológico na Extensão Universitária.

“A universidade consegue a partir do encontro com a sociedade desvelar os vários fatores, no caso específico da pandemia que nós atravessamos, nos mobiliza a atuar no campo da solidariedade e da produção de um conhecimento que esteja de fato comprometido com aquilo que é o nosso papel, é o nosso compromisso social”, destacou a Profa. Olgamir Amancia.

Extensão em tempo de pandemia

Em 2020, foram cadastradas 142 ações na Pró-reitoria de Extensão (Proex/UFCA).  Durante o período de isolamento social as ações de extensão tiveram que adaptar suas ações levando-as para o ambiente virtual. Durante os Fóruns realizados com coordenadores e estudantes extensionista foram discutidas questões referentes às atividades de extensão na modalidade à distância: desafios e aprendizagem; publicação das atividades de Extensão e como fazer a integralização da Extensão em tempos de pandemia. 

O fórum debateu acerca dos desafios enfrentados pelos projetos, extensionistas e coordenadores em meio ao isolamento social. O professor Tarcísio Sá  e Sousa Duarte, que coordena um dos projetos, destacou a sensibilidade e  rápida adaptação dos bolsistas com as ferramentas digitais: como uma  rápida ajustagem para realização de eventos online e uma nova maneira de interagir na comunidade, em relação a divulgação dos projetos e ações,  buscando somar somar forças, detectar e solucionar, ainda mais,  os problemas.

“Não existe extensão sem estudante” 

A fala proferida durante a mesa redonda “Responsabilidade social e integralização da Extensão Universitária enquanto encontro de potencialidades” representa a importância dos estudantes para a realização das ações extensionistas. 

Arquivo – Proex/UFCA

Durante as noites de quarta e quinta-feira, acontecerem de forma simultânea as exposições dos trabalhos desenvolvidos pelas ações durante o ano de 2020. As 107 apresentações ocorreram em diversas salas do google meet, organizadas de acordo com as  áreas específicas de cada conhecimento: saúde, comunicação, cultura; tecnologia e produção; meio ambiente, educação, e direitos humanos e  justiça. 

Foi possível observar os dados, métodos e impactos causados pelas atuações dos estudantes em cada setor atendido. O extensionista Arinelson Silva, bolsista do projeto Álcool: informar para conscientizar e prevenir, falou sobre a experiência de atuar na extensão “me possibilita levar conhecimento para fora do ambiente universitário, assim como me ajuda no desenvolvimento de habilidades como organização, trabalho em grupo, oratória e ampliar meus conhecimentos acadêmicos.”.

Durante o encontro também foram levantadas questões como os impactos da extensão na vida dos estudantes e nas comunidades do Cariri, no modo de difundir as ações, sentir a dificuldade da região e questionar  sobre os problemas de sua comunidade, além de oportunizar a interação e a proximidade com a universidade no período  de isolamento. A professora Rita de Cássia Cordeiro, Professora e Diretora da Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Mota em Antonina do Norte – CE, relatou  a existência de um “protagonismo juvenil, interligado e responsável em servir na comunidade” segundo ela, a afetividade e  interação em discutir problemas sociais, é um dos fatores que motivam o egresso dos alunos de sua escola na universidade.

Você faz  a Extensão

Como uma forma de valorização ao importante  papel dos   estudantes na aproximação entre a comunidade externa e  a universidade, a premiação contemplou cinco estudantes extensionistas, atualmente, matriculados ou vinculados a projetos cadastrados na Proex/UFCA, entre 2019 e 2020, cujas as atividades estejam em período de vigência. O objetivo do prêmio foi reconhecer os trabalhos desenvolvidos pelos extensionistas que atuam como protagonistas da sua própria formação técnica, associada a competência política  e  social, contribuindo para a transformação da comunidade.

As apresentações orais das ações extensionistas, ocorreram na tarde do dia 13 de novembro. As cinco finalistas, Luma Karen Macedo Araújo, Ingra Bezerra de Melo Gonçalves, Mikaele de Souza Sales, Taís Rocha Morais de Santiago e Nicolly Castelo Branco Chaves tiveram até 15 minutos para apresentar as suas respectivas ações. 

A finalista Mikaele Sales, expos os feedbacks deixados em um dos post das ações do  projeto da Liga Universitária de Neurociência(LUNEC)  reafirmando o papel marcante da extensão no meio social, segundo ela, este retorno é muito gratificante, pois  aquisição de conhecimentos, a desmistificação dos fatos, a promoção a saúde  e acesso a eventos de qualidade, são um canal direto entre a comunidade e  a universidade. ” A gente acredita que nossas ações são primordiais, porque  as pessoas aprendem e multiplicam esse conhecimento, posso falar por experiência própria , os impactos positivos são imensos”, afirma.

A comissão julgadora avaliou as apresentações seguindo os critérios descritos no edital 04/2020: cumprimento ao tempo de apresentação, comunicabilidade, metodologias utilizadas no desenvolvimento da ação em consonância com o público alvo, impacto da ação para formação do estudante extensionista e descrição dos impactos para a comunidade. 

Confira o resultado final do concurso.