O projeto “Sementes do Amanhã: Promovendo a Inclusão e Educação Ambiental” recebeu hoje, dia 19, cerca de 20 estudantes, entre 7 e 12 anos, do Centro Educacional Saber com Alegria, escola de ensino básico da cidade do Crato. A ação promovida foi a visita ao horto de plantas medicinais e o Jardim Sensorial instalado no campus da UFCA em Crato.

Durante as atividades as crianças tiveram a oportunidade de conhecer  o Jardim Sensorial, com o auxílio dos extensionistas elas interagiram com as plantas por meio dos sentidos. Com olhos vendados experimentaram tocar em plantas ornamentais, sentir fragrâncias, e degustar ervas, assim como conhecer um pouco mais sobre plantas medicinais e fitoterápicas.

Crianças Interagindo

Essa Atividade tem como premissa despertar nas crianças a conscientização ambiental desde cedo e além de atuar na inclusão social das pessoas com deficiência visual, disse o extensionista Rawell Souza Costa, estudante do curso de agronomia da UFCA.

O jardim sensorial é uma das ações do projeto de extensão, Sementes do Amanhã, vinculado à PROEX, coordenado pela Professora Cláudia Marco e possui 4 extensionistas. Ele tem como principal proposta a inclusão social e educação ambiental, por meio da promoção e fortalecimento do setor de plantas medicinais e fitoterápicos, destacando o semiárido brasileiro.

As visitas guiadas podem ser feitas toda quarta-feira, no Centro de Ciência Agrarias e da Biodiversidade (CCAB), Campus Crato, onde ficam as instalações do Horto das plantas medicinais e o Jardim sensorial.

Para agendar uma visita você pode entrar em contato por meio do e-mail: jardimsensorialufca@gmail.com