A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino, a Pesquisa e a Cultura de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade.

A Extensão é uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento.

Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequência: a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional; a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade.

Além de instrumentalizadora desse processo dialético de teoria/prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Plano Nacional de Extensão Universitária. Ilhéus: Editus, 2001. (Coleção Extensão Universitária; v.1).

Em consonância com o Fórum de Pró-Reitores de Extensão, a Pró-Reitoria de Extensão da UFCA segue as seguintes diretrizes para uma ação de extensão:a) Interação Dialógica; b) Interdisciplinaridade e internacionalidade; c) Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão; d) Impacto na Formação do Estudante e e) Impacto e Transformação Social.

MISSÃO DA PROEX: Promover a interação transformadora entre a UFCA e os outros setores da sociedade, por meio de um processo educativo, cultural, científico e político, e que envolvam os princípios da inter-relação dialógica, da interdisciplinaridade e interprofissionalidade, da indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão, e resultem em um impacto positivo na formação do estudante e na transformação social.

VISÃO DA PROEX: Consolidar a extensão como componente fundamental na formação do estudante da UFCA e nas ações da universidade como um todo.