Durante o último sábado (1) e domingo (2), a cidade de Salitre, no oeste do Cariri, recebeu mais de 20 atividades de cultura, ensino, extensão e pesquisa através do I UFCA Itinerante, que busca levar as ações da Universidade Federal do Cariri para além do eixo Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), beneficiando assim outras cidades do Cariri e não apenas a área metropolitana da região.

A programação iniciou no sábado à tarde, com cursos e oficinas oferecidos pelos projetos e programas da UFCA. Durante a noite houve uma solenidade na Praça São Francisco, no Centro de Salitre, em que a UFCA foi apresentada à sociedade salitrense e contou com a presença do Reitor da Universidade, Ricardo Lange Ness, e do Prefeito Rondilson Ribeiro. Após a solenidade, poetas da cidade tiveram um momento para recitar poesias e contar suas histórias. A programação da noite ainda contou com a apresentação de curtas metragens e observação astronômica.

Dentre as ações de extensão ofertadas, estiveram presentes as oficinas de educação financeira e fiscal, contação de história, cuidados com a saúde do homem, fabricação de tijolo ecológico utilizando resíduos de Pedra Cariri, Bordado, Jardim Sensorial, entre outras ações. “Não adianta de nada a nossa pesquisa se a gente não conseguir trazer para a comunidade o que conseguimos na Universidade. O fato de estar saindo (o conhecimento) da Universidade para a comunidade, está sendo maravilhoso” diz Cícero Cordeiro, bolsista do Cursos de Capacitação de Mão de Obra para Fabricação de Tijolos de Solo-cimento Utilizando o Rejeito da Mineração e Beneficiamento da Pedra Cariri. A Pró-Reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin, também falou sobre a importância do evento, “A ação da UFCA Itinerante se traduz como uma oportunidade para a instituição de ensino superior efetivar o diálogo com a sociedade. A experiência dessa primeira edição nos mostra que é possível resgatar dívidas sociais históricas com a região de forma propositiva, articulada e eficaz. Acreditamos que seja um pequeno passo em busca de consolidar a longa trajetória que ainda precisa ser percorrida no diálogo positivo junto a sociedade”.

Veja as fotos da I Edição da UFCA Itinerante