As beneficiárias do projeto Mulecas, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), estão produzindo máscaras de tecido para prevenção do contágio da Covid-19. Além de vender as máscaras através do perfil do projeto no instagram (@projetomulecas), elas já doaram treze máscaras para a ONG Nosso Lar, que atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, em Juazeiro do Norte. As beneficiárias que estão produzindo as máscaras estão trabalhado de suas casas, uma vez que possuem máquina de costura própria. As máscaras são feitas em textoleen de algodão, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde.

Rhana Erika Marques Feitosa, estudante do curso de Administração Pública e Gestão Social da UFCA e líder do projeto Mulecas, conta que a ideia da produção de máscaras surgiu das próprias beneficiárias, que estavam sem máscaras para irem ao supermercado e, ao fazerem para elas próprias, pensaram em fazer a mais para terem alguma renda nesse período. “Como a renda delas depende dos produtos que elas fazem durante as nossas capacitações, que foram interrompidas por tempo indeterminado para seguir as recomendações da OMS, do Ministério da Saúde, da UFCA e da Enactus, elas perceberam que muito provavelmente a renda delas ficaria comprometida com a pandemia e, então, decidiram fazer como forma de reconhecimento para elas e de conscientização também”, explicou Rhana. Com as máscaras de tecido, o Mulecas pretende, segundo Rhana, aumentar a renda das beneficiárias, reduzir o descarte de resíduo sólido no meio ambiente e tornar o trabalho das artesãs conhecido.

O projeto Mulecas trabalha com emponderamento feminino gerando renda através de práticas artesanais. O objetivo é garantir para as mulheres o seu espaço na sociedade, possibilitando a elas assumirem o papel de protagonistas nas suas próprias histórias. O Mulecas é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e é um dos projetos da Enactus UFCA.

Serviço Projeto Mulecas da Enactus UFCA
@projetomulecas