Desde a última segunda feira, dia 02, está acontecendo o “agroecologia nas escolas” na cidade de Brejo Santo e continua até o dia 04 . O evento é organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas(Laurbs) por meio do Projeto “Química e bem viver: germinando alternativas para o desenvolvimento” em Parceria com o Instituto de Formação de Educadores(IFE).

A abertura aconteceu no IFE com a mesa redonda: agroecologia: agricultura e educação para vida, ministrada por Vilmar Luiz Lermen, formador em agroecologia, da associação dos agricultores familiares da Serra dos Paus Doias (Agrodoia), Exu – PE.

Hoje e amanhã, dias 03 e 04, as atividades se concentram na Escola Maria Heraclides Lucena Miranda, com duas oficinas sobre Horta Agroecológica e captura de abelha sem ferrão, respectivamente.

Cronograma

O evento é um desdobramento das ações de extensão do Projeto de Integração Ensino-Extensão (PEEX) Química e bem viver, vinculado ao Laurbs, disse o professor Willian Vilela, coordenador do projeto e vice lider do Laboratório.

Durante todo o decorrer do ano foi trabalhado questões de práticas alternativas para enfrentamento das mudanças climáticas assim como efeitos e impactos ambientais locais, culminando na a inserção da agroecologia na escola, o que se tornou um espaço de integração entre as disciplinas de química e a extensão, onde é também ensinado ciências naturais a partir da agroecologia. Explicou o professor.

Quimica e Bem viver

O projeto tem como objetivo ampliar o diálogo entre o conhecimento explorado nas disciplinas de Química Orgânica II e Química Geral com cotidiano da comunidade, em especial com o impacto ambiental geral pelo consumo.

Os estudantes atuam em atividades de formação e conscientização da população como na Semana do Meio Ambiente e em outros momentos durante o ano nas Escolas de Ensino Básico de Brejo Santo e região, além das escolas indígenas Xucurus de Pesqueira-PE.

Email coordenador: willian.vilela@ufca.edu.br

LAURBS

O LAURBS é um grupo de pesquisa e extensão que abriga diálogos, discussões, pesquisas e intervenções ligadas às questões urbanas e regionais, à sustentabilidade e às políticas públicas.

Fanpage