RESUMO DAS AÇÕES 2018

AMPLA CONCORRÊNCIA

Refere-se à seleção anual de programas e projetos a serem contemplados por bolsas. Trata-se de ações elaboradas dentro das temáticas gerais da extensão: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. Objetiva estimular a participação dos(as) estudantes da UFCA em ações de extensão, proporcionando-os oportunidades para que sejam protagonistas de sua própria formação técnica associada à competência política e social.

PROPE

O Programa de Protagonismo Estudantil trata-se de um Programa de bolsas de
Extensão com ações propostas por estudantes de graduação da UFCA dentro de um edital específico publicado pela PROEX. O PROPE tem o objetivo de fortalecer o protagonismo estudantil no âmbito da UFCA por meio da participação em projetos de extensão, contribuir para o processo de formação do estudante de graduação, facilitando a interação entre estudantes e tutores e propor elementos para a efetivação do princípio institucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e cultura.

PEEX

O Programa de Integração Ensino e Extensão gerenciado em conjunto pela PROEX E PROEN que busca a integração dos componentes curriculares junto às ações de extensão visando atender ao Plano  Nacional  de Educação – PNE 2014/2024, que prevê  a  destinação de 10% da carga horária total dos  cursos de graduação para programas e projetos de extensão universitária.

PIEs

Os Programas Institucionais de Extensão (PIEs) são ações acadêmicas geridas pela própria Pró-Reitoria de Extensão em conjunto com uma equipe de professores, técnicos, estudantes e comunidade externa. Atualmente os PIEs contam com as seguintes linhas temáticas: Educação e Ações Afirmativa, Saúde e Qualidade de Vida, Agroecologia, Sustentabilidade e Tecnologia Socioambiental, Trabalho, Desenvolvimento e Economia Solidária, Ciência, Educação e Interdisciplinaridade.