O município de Altaneira localizado a cerca de 70 km de Juazeiro do Norte foi a sétima cidade a receber a equipe de estudantes extensionista da  UFCA Itinerante de pequeno porte. A ação foi realizada na última quarta-feira, dia 04 de setembro, na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Tereza.

As atividades contaram com a participação de 160 estudantes do 1º, 2º e 3º ano no período da manhã e da tarde. No primeiro momento, os alunos participaram de uma acolhida com o professor Thiago de Melo Santiago da PROEX. Logo após, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo projeto Horta Orgânica na UFCA, UFCão e  Projeto Álcool: informar para conscientizar e prevenir.

Segundo o diretor Paulo Robson da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Tereza, “além da troca de experiências e da difusão do conhecimento, o contato universidade-escola desperta muito o interesse no aluno de ensino médio, principalmente em cidades pequenas em que muitos dos estudantes veem a universidade como algo distante, muitas vezes por conta de imposições da sociedade”.

IMG_20180703_152928126

Com o objetivo de levar as práticas de extensão para fora do eixo Crajubar, a UFCA Itinerante de pequeno porte visa integrar e interiorizar as ações nos municípios que, por razões ligadas principalmente à distância, ainda não são impactadas pelas iniciativas de extensão. A UFCA Itinerante contou, nesta edição, com uma equipe de 9 pessoas, sendo um servidor, uma bolsista do Núcleo de Divulgação e 7 extensionistas de três projetos.

A participação dos extensionistas despertou a curiosidade dos estudantes. Érica Misael, aluna do 3º ano afirmou que só conhecia a Universidade Federal do Cariri pela televisão, ela comentou ainda sobre o interesse pelo ensino superior “gostaria de ir lá conhecer e eu acredito que momentos como esses dão um melhor direcionamento na hora da escolha do curso de graduação”.

As atividades realizadas através da UFCA Itinerante de pequeno porte tem a duração de um dia, o novo formato já está na sua sétima edição, a próxima atividade está prevista para o dia 12 de setembro no município de Aurora – CE.

Conheça os projetos que participaram desta edição

O Projeto UFCão visa através de suas atividades conscientizar a comunidade, interna e externa à Universidade Federal do Cariri, sobre a questão socioambiental dos animais de rua. O projeto acredita que com suas atividades contribuirá para a educação da comunidade e assim fazer das pessoas envolvidas multiplicadores do conhecimento auxiliando para a existência de uma esfera saudável de convívio, respeito e tolerância.

O Projeto Horta Orgânica na UFCA  surgiu para viabilizar a criação de uma horta no Campus Juazeiro do Norte, pensando na produção de alimentos saudáveis livres de agrotóxicos. Com a produção de alimentos na própria instituição, prevê a redução de gastos financeiros e fornecimento de alimentos de boa qualidade. O projeto além de promover a produção sustentável de hortaliças, trabalha com os seguintes temas: educação ambiental, gestão hídrica consciente e permacultura.

O Projeto Álcool: informar para conscientizar e prevenir, visa mostrar à população assistida pelo Ambulatório da Faculdade de Medicina da UFCA, as consequências do uso de álcool e orientar acerca da necessidade de mudanças nos hábitos de vida e sobre tratamento. O Projeto de Extensão Álcool é uma oportunidade para a aproximação do acadêmico com a comunidade e para o desenvolvimento de atividades extracurriculares, além de ser um modelo de ação social.