A universidade de todo o Cariri: os números da extensão da UFCA em 2019

publicações-site-04

A extensão é parte integrante na formação dos estudantes da UFCA, e têm como o objetivo promover através de atividades acadêmicas a construção de saberes científicos e culturais. Em 2019, foram cadastradas mais de 100 ações na Pró-reitoria de Extensão, entre projetos e programas voltados para as áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

As atividades realizadas pelos projetos contribuem para a democratização da informação e do conhecimento,  estimulando a partilha de saberes para além do espaço físico da universidade, permitindo assim, a troca de conhecimento entre a academia e a comunidade.

Orientadas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Extensão Universitária desenvolvida pela Universidade Federal do Cariri, respeita as diretrizes do Plano Nacional de Extensão Universitária e Política Nacional de Extensão Universitária.

De acordo com a Resolução nº 53/CONSUP/2018, considera-se extensão universitária o “processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre as Instituições de Ensino Superior e outros setores da sociedade, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”.

Os extensionistas docentes, discentes e técnico-administrativos que desenvolvem práticas junto a comunidade contribuindo para a transformação social. Até o momento mais de 350 estudantes desenvolveram atividades de extensão, sendo concedidas 128 bolsas.

gif

As ações de extensão podem ser propostas por docentes, técnicos administrativos de nível superior e estudantes, tanto de forma individual quanto coletiva. Atualmente as ações desenvolvidas na UFCA são orientadas por aproximadamente 90 docentes que têm o papel de coordenar e supervisionar as atividades.

As ações de extensão são cadastradas em fluxo contínuo nas modalidades programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços. Anualmente são concedidas bolsas de extensão nas  categorias: Ampla concorrência, Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) e Programa de Protagonismo Estudantil (PROPE).

anigif

A UFCA em toda a região

A UFCA Itinerante é uma iniciativa criada pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX) com o objetivo de descentralizar as ações de extensão do eixo Crajubar, promovendo a interiorização da universidade a fim de que essa  seja conhecida nos 29 municípios que compõe a Região do Cariri Cearense.

Neste ano de 2019, a UFCA Itinerante ganhou um novo formato, e além da edição global que ocorre ao fim de cada ano e envolve um número maior de atividades, distribuídas em diferentes espaços do município, durante dois dias. A iniciativa contou também com 9 edições de pequeno porte, executadas em escolas de ensino médio de 9 municípios caririenses.

A primeira edição global foi realizada em dezembro de 2018, na cidade de Salitre, o município de menor Índice de Desenvolvimento Humano do Cariri. Já a segunda edição global ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro de 2019, no município de Mauriti. Ao todo foram 62 atividades de extensão, ensino, pesquisa e cultura, 22 em Salitre e 40 Mauriti, desenvolvidas de forma simultânea em diversos locais das cidades.  Veja no mapa a baixo as cidades beneficiadas pela UFCA Itinerante de pequeno porte:

MAPA-SEJA-EXTENSÃO

Seja Extensão

Com o objetivo de sensibilizar e incentivar a participação da comunidade acadêmica em atividades de extensão, a PROEX busca, através da campanha Seja Extensão, ratificar a importância da extensão universitária. A campanha  engloba iniciativas variadas como palestras, oficinas, exposição de fotografias e realização simultânea de diversas ações de extensão em todos os campi da UFCA.

Confira o recado da Pró-reitora, Fabiana Lazzarin:

Pró-reitoria de Extensão – UFCA

Bloco K, sala 201 e 202