A extensão é parte integrante na formação dos estudantes da UFCA, e têm como o objetivo promover através de atividades acadêmicas a construção de saberes científicos e culturais. Em 2019, foram cadastradas 113 ações na Pró-reitoria de Extensão, voltadas para as áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

As atividades realizadas pelos projetos contribuem para a democratização da informação e do conhecimento,  estimulando a partilha de saberes para além do espaço físico da universidade, permitindo assim, a troca de conhecimento entre a academia e a comunidade.

Orientadas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Extensão Universitária desenvolvida pela Universidade Federal do Cariri, respeita as diretrizes do Plano Nacional de Extensão Universitária e Política Nacional de Extensão Universitária.

De acordo com a Resolução nº 53/CONSUP/2018, considera-se extensão universitária o “processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre as Instituições de Ensino Superior e outros setores da sociedade, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”.

Os extensionistas docentes, discentes e técnico-administrativos que desenvolvem práticas junto a comunidade contribuindo para a transformação social. Foram 523 estudantes que desenvolveram atividades de extensão no ano de 2019, sendo concedidas 128 bolsas pela PROEX,  com um número total de beneficiados de 57.566 pessoas.

Gráfico 2 - Novas atualizações - Animado

As ações de extensão podem ser propostas por docentes, técnicos administrativos de nível superior e estudantes, tanto de forma individual quanto coletiva. Atualmente as ações desenvolvidas na UFCA são orientadas por aproximadamente 90 docentes que têm o papel de coordenar e supervisionar as atividades.

As ações de extensão são cadastradas em fluxo contínuo nas modalidades programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços. Anualmente são concedidas bolsas de extensão nas  categorias: Ampla concorrência, Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) e Programa de Protagonismo Estudantil (PROPE).Gráfico 1 - Nova atualização - AnimadoUFCA em toda a região

A UFCA Itinerante é uma iniciativa criada pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX) com o objetivo de descentralizar as ações de extensão do eixo Crajubar, promovendo a interiorização da universidade a fim de que essa  seja conhecida nos 29 municípios que compõe a Região do Cariri Cearense.

Neste ano de 2019, a UFCA Itinerante ganhou um novo formato, e além da edição global que ocorre ao fim de cada ano e envolve um número maior de atividades, distribuídas em diferentes espaços do município, durante dois dias. A iniciativa contou também com 9 edições de pequeno porte, executadas em escolas de ensino médio de 9 municípios caririenses.

A primeira edição global da UFCA Itinerante foi realizada em dezembro de 2018, na cidade de Salitre. Já a segunda edição global ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro de 2019, no município de Mauriti. Ao todo foram mais de 60 atividades levadas para além do eixo Crajubar, desenvolvidas de forma simultânea em diversos locais das cidades, sendo que entre edições globais e de pequeno porte a UFCA Itinerante já beneficiou diretamente aproximadamente 3.000 pessoas.  Veja no mapa os municípios beneficiados pela UFCA Itinerante:

Mapa com dados dos projetos - sem fundo

Seja Extensão

Com o objetivo de sensibilizar e incentivar a participação da comunidade acadêmica em atividades de extensão, a PROEX busca, através da campanha Seja Extensão, ratificar a importância da extensão universitária. A campanha  engloba iniciativas variadas como palestras, oficinas, exposição de fotografias e realização simultânea de diversas ações de extensão em todos os campi da UFCA.

Confira o recado da Pró-reitora, Fabiana Lazzarin:

Pró-reitoria de Extensão – UFCA

Bloco K, sala 201 e 202